O caroço de algodão ou semente de algodão é um sub produto obtido após retirada da pluma do algodão, nas algodoeiras. Sua composição bromatológica varia dependendo da variedade do algodão, quantidade de linter na semente e impurezas.
Considerado um alimento muito palatável e completo pois possui alta proteína (média de 20 %), alta energia (média de 88 % de NDT) e alta fibra digestível (Fibra bruta acima de 18 % na matéria seca).
Recomenda-se utilizar até 15 % da matéria seca para cada animal adulto, no entanto é indispensável que a formulação seja indicada por um profissional especializado. Sua limitação no uso se deve principalmente ao alto teor de óleo, que em excesso na dieta, atrapalha a digestibilidade da fibra. O produto não é recomendado para animais reprodutores em função do fator anti-nutricional chamado Gossipol.
Por se tratar de uma planta perene, a safra do algodão pode adiantar ou atrasar dependendo do clima. No centro oeste, geralmente, a safra varia de Julho a Outubro, e o produto é encontrado com maior facilidade no segundo semestre.
Pva do Leste - Cel/Whats.: (66) 9.8106-0101 / Cuiabá - Cel/Whats.: (65) 9.9988-6655 / E-mail: Log@caneg.com